Consulta Aqui | A importância do check-up cardiológico.

A importância do check-up cardiológico.

A importância do check-up cardiológico.

O check-up cardiológico, ou cardiovascular, consiste em um grupo de exames que ajudam o médico a avaliar o risco de ter ou desenvolver problemas cardíacos e circulatórios, como insuficiência, arritmia, infarto e outros. É também uma importante ferramenta no acompanhamento de pacientes já diagnosticados com essas doenças.

Os principais exames são:  Eletrocardiograma, Teste Ergométrico, Holter 24h, Mapa 24h, Ecocardiograma, Tilt Test e devem ser realizados, regularmente, em diversos tipos de pacientes. “Indivíduos que apresentem histórico familiar de doença cardiovascular ou aterosclerótica, como infarto do miocárdio ou acidente vascular encefálico (derrame), devem ter o cuidado redobrado e fazer um check-up cardiológico pelo menos uma vez ao ano”, explica o Dr. Reginaldo Passero Junior, cardiologista do centro médico Consulta Aqui.

Para os demais, a indicação correta de qual exame realizar e a frequência adequada variam conforme cada caso, cabendo ao médico cardiologista, que acompanha o paciente, estabelecer a rotina e devida prescrição. Pessoas que exercem atividade laboral (trabalho) que ofereçam riscos a outros, como pilotos de avião e motorista de ônibus, também devem se submeter a esses exames com regularidade.

“Existem também os exames coletados por via venosa, que podem levar o médico a suspeitar ou até mesmo a confirmar uma lesão do músculo cardíaco”, esclarece o Dr. Reginaldo. Dentre eles, destacam-se: CPK, CK-MB e as Troponinas.  Já entre os exames físicos, a esteira ergométrica possui diversas finalidades, sendo a principal, a detecção precoce de isquemia miocárdica, ou seja, a presença de um suprimento inadequado de sangue nos músculos cardíacos. Além disso, pode ser usada para detecção de arritmias, avaliação de capacidade física, avaliação do comportamento da pressão arterial frente ao estresse físico, na programação de treinos para atletas e para aqueles que desejam iniciar uma atividade física.

Outra grande aliada na prevenção e tratamento das doenças cardíacas, é a Ecocardiografia Transtorácica, que se realiza com o paciente deitado na maca e com o tórax exposto, onde o médico, através de um transdutor e um gel aplicado na pele, realiza a análise morfológica, anatômica e funcional do coração, detectando e determinando alterações na anatomia, contração muscular, condições das válvulas cardíacas, pericárdio, tamanho das câmaras, entre outros.

“Pessoas que sofrem desmaios, desconforto e dores no peito ao praticar atividade física ou em repouso, que sentem palpitações, que queiram iniciar atividade física e sair do sedentarismo, além dos atletas profissionais, devem sempre contar com o acompanhamento do cardiologista, pois, vale lembrar que e a avaliação rotineira é fundamental para prevenção de doenças cardiovasculares”, finaliza o Dr. Passero.

Fonte: MCAtrês