Consulta Aqui | Demanda por cirurgia plástica cresce no período de flexibilização. Saiba quais cuidados tomar.

Demanda por cirurgia plástica cresce no período de flexibilização. Saiba quais cuidados tomar.

Demanda por cirurgia plástica cresce no período de flexibilização. Saiba quais cuidados tomar.

Devido à demanda reprimida, pelo período em que as cirurgias eletivas estavam suspensas, a busca por procedimentos plásticos para a melhora do contorno corporal, como mamoplastia, abdominoplastia e lipoaspiração, cresceu bastante nesse período de flexibilização.

O Dr. Matthias Weinstock, Cirurgião Plástico do Consulta Aqui (Grupo HAS), explica que, desde que respeitados o fluxo de atendimento e as medidas de proteção determinadas pelas autoridades de saúde, esse tipo de cirurgia é segura nesse momento. “É importante que o paciente escolha um local que conte com esses fluxos bem definidos e claros”, diz.

No rol de cuidados por parte do paciente, é indispensável a realização de uma triagem de COVID, além de medidas de distanciamento social, uso de máscaras e antissepsia. Já no que se refere à equipe médica, como em qualquer procedimento do tipo, o uso de EPIs.

“Nenhum procedimento é isento de complicações e, portanto, a realização deve ser sempre em ambiente hospitalar, com estrutura adequada e equipes médicas com especialistas capazes de acompanhar o paciente e prestar total apoio à equipe de cirurgia plástica. Na pandemia, essa orientação ganha força, pois, uma estrutura com fluxos adequados é fundamental e somente um hospital bem estruturado tem a possibilidade de garantir esse cuidado”, explica o Dr. Weinstock.

No mais, em todas as ocasiões, a cirurgia plástica deve ser muito bem planejada. A escolha do local e dos profissionais deve ser uma tarefa minuciosa e o candidato às tais modificações corpóreas tem que estar seguro e bem informado pelo médico do que é possível ou não realizar através de cirurgia plástica. “Todo paciente, por motivos de segurança, só deve se submeter a esses procedimentos com profissionais devidamente capacitados. É possível acessar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que disponibiliza uma lista de todos os seus membros especialistas”, finaliza o médico do Consulta Aqui.

Fonte: MCAtrês