Consulta Aqui | O que é e quando o cateterismo é indicado?

O que é e quando o cateterismo é indicado?

O que é e quando o cateterismo é indicado?

O cateterismo é um exame da cardiologia no qual é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos, bem como outros problemas estruturais do coração, aperfeiçoando o diagnóstico das doenças que acometem esse órgão.

É um exame invasivo e, em geral, realizado com o paciente sedado. Através da introdução de um cateter nas artérias do braço ou da perna, conduzido até o coração com a ajuda de contraste e de recursos de Raio X, o médico visualiza os vasos sanguíneos, identifica possíveis obstruções, afere pressões do órgão e identifica doenças estruturais.

“Por intermédio das imagens geradas nesse exame, o cardiologista pode avaliar a gravidade das obstruções, se houver, os vasos e a estrutura geral do coração, podendo avaliar o melhor tratamento clínico, cirúrgico ou até mesmo o cateterismo cirúrgico, como a angioplastia e, em caso de estenoses, a valvuloplastia”, explica o Dr. Ausonius Magno Ferreira, médico cardiologista e intervencionista do Hospital Albert Sabin, Grupo HAS.

O procedimento é indicado aos pacientes com fatores de risco para doença coronariana ou com sintomas de outras enfermidades cardíacas. Após exames de estratificação, podem ser encaminhadas ao cateterismo para um diagnóstico mais preciso. Atualmente, o exame é realizado de forma rotineira na investigação de cardiopatias, contudo, sua indicação deve ficar a critério do cardiologista clínico.

“O cateterismo também é indicado em situações emergenciais, como, por exemplo, na fase aguda do infarto do miocárdio, condição em que uma artéria coronária está totalmente obstruída. Nesses casos, o exame identifica o local da oclusão e é realizada a angioplastia para restabelecer o fluxo sanguíneo”, complementa o Dr. Ferreira.

O Consulta Aqui utiliza, para o cateterismo e outros procedimentos, o moderno Centro de Hemodinâmica do Hospital Albert Sabin de SP (HAS). O complexo conta com uma equipe de cardiologia experiente e amplamente treinada para a realização de inúmeros exames e intervenções. Está instalado em um ambiente com toda estrutura necessária para realização desses tratamentos, com segurança e eficiência, além de uma ampla equipe multidisciplinar de anestesistas, fisioterapeutas e enfermeiros que, juntos, participam do preparo e de todo acompanhamento necessário para a segurança e conforto dos pacientes.

Fonte: MCAtrês