Consulta Aqui | Envelhecendo com a pele saudável.

Envelhecendo com a pele saudável.

Envelhecendo com a pele saudável.

A pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo nos seres humanos. Fatores como radiação ultravioleta, ingestão de bebida alcoólica, tabaco, poluição, sedentarismo, má alimentação, alterações hormonais, entre outros, aceleram o envelhecimento.

Os sinais que a pele demonstra ao envelhecer são o aumento da flacidez e das linhas de expressão, a perda da luminosidade (viço), o aparecimento de manchas e a perda do contorno facial.

“Não se deve esperar os primeiros sinais do tempo para iniciar o tratamento da pele, o ideal é a prevenção, portanto, os cuidados devem ser iniciados desde a infância”, diz a Dra. Roberta Rodrigues Fontanezzi Campos, médica dermatologista do Consulta Aqui (Grupo HAS).

Além de evitar os maus hábitos já citados, o uso regular de protetor solar, boa alimentação e a realização de atividades físicas são dicas valiosas para adiar os sinais do envelhecimento cutâneo.

Tratamentos para a suavização de olheiras, laser, limpeza de pele, peelings químicos e físicos são alguns recursos terapêuticos utilizados para esse fim.

A Dermatologia é a especialidade médica que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. “Portanto, é de extrema importância consultar um médico dermatologista antes de realizar qualquer tratamento relacionado a esses órgãos”, adverte a Dra. Roberta.

Fonte: MCAtrês