Consulta Aqui | Tudo o que você precisa saber sobre suplementação alimentar.

Tudo o que você precisa saber sobre suplementação alimentar.

Tudo o que você precisa saber sobre suplementação alimentar.

Suplementos alimentares são substâncias oferecidas a um indivíduo, em paralelo à alimentação, com o objetivo de ofertar nutrientes com características bioativas, isto é, capazes de agregar benefícios ao metabolismo humano, além de possuírem a capacidade de fornecer energia e elementos para construção e reparação celular.

“Já o termo suplementação caracteriza-se com o uso contínuo, a médio e/ou longo prazo, desses elementos, com o objetivo de obter benefícios ao metabolismo e à saúde. Importante ressaltar que suplementos alimentares não são considerados fármacos” explica a Dra. Telma Sigolo, Nutróloga do Consulta Aqui (Grupo HAS).

A indicação de suplementação deve ser sempre prescrita por um médico ou nutricionista, após análise clínica e laboratorial criteriosa, com o intuito de identificar quais indivíduos se beneficiarão de sua utilização a curto, médio e longo prazo. Em geral, necessitam de suplementação os pacientes oncológicos, os pós-operados de cirurgias bariátricas ou síndromes intestinais que levem a diarreia crônica, portadores de doenças autoimunes, indivíduos com sarcopenia ou outras condições em que há necessidade de aumento de massa magra.

“Os suplementos alimentares não devem ser utilizados de forma indiscriminada. A exemplo, indivíduos com problemas hepáticos e renais devem somente fazer uso da suplementação após acompanhamento médico e nutricional”, adverte a Dra. Telma.

São classificados conforme sua função e, portanto, englobam uma enorme quantidade de possibilidades, contudo, dentre os mais conhecidos estão:

  • Hipercalóricos;
  • Hiperproteicos;
  • Termogênicos;
  • Polivitamínicos e Poliminerais;
  • Antioxidantes;
  • Probióticos.

Quando bem indicados, os suplementos podem levar à melhora da capacidade funcional e cognitiva, atenuação de dores e desconfortos crônicos e proporcionar uma sensação maior de bem-estar em geral.

“No mais, vale sempre ressaltar que uma alimentação equilibrada e um estilo de vida ativo e saudável, que priorize a qualidade do sono e que busque mecanismos de atenuação do stress do dia a dia, devem estar associados ao uso de suplementação alimentar, nenhuma suplementação funciona sozinha”, finaliza a médica do HAS.

Fonte: MCAtrês