Os avanços para diagnóstico mais precoce na detecção do câncer.

Os avanços para diagnóstico mais precoce na detecção do câncer.

As pesquisas para achar cura para o câncer são frequentes, mas com um diagnóstico precoce da doença, as chances de cura aumentam significativamente.

Segundo o Dr. Fernando Mamede, oncologista do Centro Clínico Consulta Aqui, para se obter um diagnóstico mais precoce, o foco é direcionado nos exames investigativos, seguindo as diretrizes de rastreamento de câncer para cada especialidade. E cita como exemplo a mamografia, o PSA e a colonoscopia. “Hoje também falamos em biópsia líquida, um avanço menos invasivo no diagnóstico de neoplasias (tumores). É importante também conhecermos a epidemiologia e história familiar dos pacientes, pois estas informações são importantíssimas para definirmos quando e o que iniciar”, explica.

Em caso de diagnóstico positivo, o oncologista responsável pode optar como tratamento a cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. “Falamos muito em tratamento personalizado. Cada tumor apresenta características próprias que guiarão o tratamento. É como se cada neoplasia tivesse seu DNA próprio, e as análises moleculares direcionarão o tratamento específico para cada caso”, completa o Dr. Mamede.

Diante da grande quantidade de efeitos desagradáveis ocasionados pela quimioterapia, é grande o número de pesquisas para a fabricação de medicamentos que diminuam esses sintomas. Já existem avanços significativos em quimioterapia via oral. Pode-se citar a imunoterapia, que estimula as células de defesa contra o tumor, e as drogas alvo, que direcionam o tratamento como alvos específicos.

O Dia Mundial do Câncer é uma campanha que visa ajudar principalmente na sua prevenção, com o aumento da consciência e educação nas pessoas sobre a doença.

 

Fonte: MCAtrês