HAS Clínica | Os avanços para diagnóstico mais precoce na detecção do câncer.

Os avanços para diagnóstico mais precoce na detecção do câncer.

Os avanços para diagnóstico mais precoce na detecção do câncer.

As pesquisas para achar cura para o câncer são frequentes, mas com um diagnóstico precoce da doença, as chances de cura aumentam significativamente.

Segundo o Dr. Fernando Mamede, oncologista do Centro Clínico Consulta Aqui, para se obter um diagnóstico mais precoce, o foco é direcionado nos exames investigativos, seguindo as diretrizes de rastreamento de câncer para cada especialidade. E cita como exemplo a mamografia, o PSA e a colonoscopia. “Hoje também falamos em biópsia líquida, um avanço menos invasivo no diagnóstico de neoplasias (tumores). É importante também conhecermos a epidemiologia e história familiar dos pacientes, pois estas informações são importantíssimas para definirmos quando e o que iniciar”, explica.

Em caso de diagnóstico positivo, o oncologista responsável pode optar como tratamento a cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. “Falamos muito em tratamento personalizado. Cada tumor apresenta características próprias que guiarão o tratamento. É como se cada neoplasia tivesse seu DNA próprio, e as análises moleculares direcionarão o tratamento específico para cada caso”, completa o Dr. Mamede.

Diante da grande quantidade de efeitos desagradáveis ocasionados pela quimioterapia, é grande o número de pesquisas para a fabricação de medicamentos que diminuam esses sintomas. Já existem avanços significativos em quimioterapia via oral. Pode-se citar a imunoterapia, que estimula as células de defesa contra o tumor, e as drogas alvo, que direcionam o tratamento como alvos específicos.

O Dia Mundial do Câncer é uma campanha que visa ajudar principalmente na sua prevenção, com o aumento da consciência e educação nas pessoas sobre a doença.

 

Fonte: MCAtrês