Os benefícios da acupuntura.

Os benefícios da acupuntura.

Técnica milenar também é utilizada para tratar depressão, ansiedade e insônia.

Declarada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em 2010, a acupuntura é uma terapia milenar originária da China. É um procedimento seguro em que agulhas estéreis são inseridas em determinados pontos do corpo, estimulando a produção de neurotransmissores que têm efeitos analgésico e anti-inflamatório.

No Brasil a acupuntura chegou pelas mãos dos imigrantes japoneses, em 1908, porém, permaneceu somente dentro das colônias japonesas até meados da década de 1980, pois, era foco de preconceito, apontada ao lado de casos de charlatanismo e esoterismo. Inclusive, em 1972 o Conselho Federal de Medicina (CFM) chegou a estabelecer normativamente que a acupuntura não era considerada especialidade médica.

À medida que ganhou usuários, passou a ter sua eficácia reconhecida pela opinião pública em geral e por diversos conselhos profissionais da área de saúde, sendo o primeiro deles o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais. Em 2003 o CFM revogou a normativa anterior e passou a reconhecer a acupuntura como especialidade médica.

É indicada para tratar dor e processos inflamatórios em geral, como artrite, bursite, artrose, lombociatalgia e outros. Porém, também age de forma eficiente no tratamento de doenças psíquicas, tais como depressão, insônia e ansiedade.

Em patologias respiratórias, ginecológicas, gastrointestinais e neurológicas, a acupuntura vem sendo largamente utilizada como aliada segura e eficaz. “No tratamento da bronquite, por exemplo, é um recurso empregado tanto no alívio dos sintomas, quanto no combate à doença crônica”, explica a Dra. Camila Quadros Benatti, acupunturista e alergologista do Consulta Aqui.

Dependendo da doença, a acupuntura pode ser um tratamento complementar ou terapia única, contudo, não deve ser realizada em pacientes que apresentem distúrbios de coagulação ou alergia a metais.

“Os benefícios da acupuntura são reconhecidamente efetivos no tratamento das mais variadas doenças. No entanto, deve-se lembrar que o paciente pode apresentar alívio imediato, porém, são necessárias mais sessões para o tratamento ser eficaz à longo prazo”, adverte a Dra. Camila.

 

Fonte: MCAtrês